22.8.13

Obsession du Jour - Diana Vreeland

Um furacão criativo. Um terremoto. Diana Vreeland tinha um talento especial para escolher palavras e frases que iam dando um sentimento único, vívido – um movimento, fantasia. No final da década de 30, Diana já era editora da Harper’s Baazart, enlouquecendo as donas de casa entediadas  com suas recomendações um tanto audaciosas para a época. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa super diva!?

Em sua coluna “Why Don’t You...” ela dava sugestões que surpreendiam as mulheres que cuidavam de suas casas. Um tanto avantgarde para uma época em que mulheres não era motivadas a fazer muitas coisas além das definidas pelos pais e/ou maridos.

Nos anos 60, enquanto Mrs. Vreeland coordenava os editoriais da revista Vogue com grandiosidade, tornando-se uma lenda da revista. Os editoriais era extravagantes assim como as histórias por ela contadas e as locações escolhidas que incluíam lugares como Taiti, Índia, Japão...
Para Mrs. Vreeland a moda não era apenas sobre roupas. A Vogue era mais uma revista de sonhos, fazendo com que leitoras esperassem com ansiedade edições e editoriais novos, que as levassem para lugares inexplorados.
Veruschka, Twiggy, Cher, Mick Jagger e Lauren Hutton são apenas exemplos de achados da Sra. Vreeland – que oferecia aos leitores um ponto de vista. O seu ponto de vista, afiado e único, discernindo as tendências  e as novidades, traduzindo cores e ideias para a revista, que vivia seu ápice criativo.
Babra Streisand e Twiggy - Vogue sob o comando de Diana Vreeland
A chegada de Diana Vreeland na Vogue em 1962 foi decisiva e pontual. Com sua energia e disposição, Diana conseguia não apenas capturar o espírito do tempo que vivenciava, misturando os ícones do seu tempo à moda, e trabalhando com pessoas que assim como ela, se tornariam lendas, ícones de uma era.
Julho - 1964 - Famoso Artigo com Mick Jagger
“Diana foi a primeira a prestar atençãoo para as revoluções que os jovens estavam fazendo nos anos 60”, diz Oscar de la Renta, um dos muitos estilistas que Diana ajudou a revelar – Diane von Furstenberg e Manolo Blahnik são outros dois, ela contratou fotógrafos jovens como David Bailey e mudou a revista – do lado do avesso – obedecendo às novas regras sugeridas pelas revoluções.
Os Kennedy's e a primeira aparição do biquíni em uma revista - tudo sob o terremoto Vreeland

Diana virou a “Papa da Moda”, virando celebridade. Quando o oráculo falava as pessoas obedeciam, e tudo isso vindo de uma mulher que considerava o “rosa o azul escuro da Índia, e que acreditava que a invenção do biquíni havia sido a melhor invenção depois da bomba atômica – e não descansou enquanto não encontrou alguém que correspondesse às suas expectativas – Penelope Tree, Jean Shrimpton e Marisa Berenson foram suas garotas. 

Foi a primeira vez que modelos viraram estrelas e estrelas viraram modelos – Barbra Streisand e Audrey Hepburn são apenas dois dois nomes que podemos citar. A grande dama da moda criou mais do que apenas uma longa vida e seu icônico monograma, D.V., em vermelho em cada uma de suas edições na Vogue. Você pode assistir o documentário "The Eye Has To Travel" aqui no blog, ou no youtube para melhor definição.


Espero que tenham gostado!

beijos

♥ 

sources_, DV, Vogue, Google

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...