6.8.13

Férias - São Luís e Barreirinhas!

São Luís, capital do Maranhão foi o meu destino nessas férias - que a propósito não foram tranquilas o tempo todo. A decisão de ir para o Maranhão foi muito fácil, pois como duas noveleiras que eu e minha mãe somos, escolhemos um lugar que nos encantou na novela Cor do Pecado e O Clone. Tínhamos uma expectativa muito grande, pois foi a nossa primeira vez nesse estado que encantou nossos olhos...

O Maranhão é muito quente e úmido, por isso ficar na rua andando é um grande sacrifício. Eu e minha mãe alternamos dias de passeio na cidade com dias praia. O que deu super certo! Protetor solar não podia faltar tanto nos dias de praia como nos dias que fazíamos turismo, marquinha de roupa é sempre bom evitar.




O Centro Histórico de São Luís é um dos Patrimônios Mundias da Unesco. É impossivél ir embora do centro sem muitas e muitas fotos, lembrancinhas da cidade (ou seja, prepare-se para carregar sacola em um dia muito quente) e sem escutar o reggae, que é forte em vários pontos da cidade. 

O mais importante é manter a calma e os olhos atentos. Sério, gente, vocês não tem noção do calor maranhense até chegar lá!
    
    O Centro é formado por quase 3.500 edificações de grande valor histórico artístico e cultural, composto por ruas e calçadas de pedra (leve um sapato confortavél), fachadas azulejadas (todos os azulejos são feitos a mão) e casarões com características colonias.

    Sem contar as diversas igrejas, palácios, ruas e praças que completam o passeio. Vale a pena dar uma conferida na parte histórica da cidade, mas óculos escuros são um must have se o seu objetivo for sobreviver a viagem.

Para as noveleiras de plantão, várias partes da novela Cor do Pecado foi gravada no Centro Histório de São Luís! Então não se surpreenda se você se deparar com algum lugar familiar... pode ter sido a novela.





 E foi andando pela cidade que encontro um artista pintando o homem acima, conforme a figura que estava por trás. A mesma idéia que vimos no clipe de Gotye e Kimbra - Somebody that I used to know.

Entre artistas de rua, hippies estrangeiros vendendo artesanato para continuar a viagem, temos os artesões de São Luís que fazem trabalhos incrivéís.

Se perder nocentro histórico é sem dúvida  a melhor opção. A arquitetura e principalmente as janelas das casas, com essas varandinhas do estilo francês, uma mais diferente da outra, é de perder o fôlego. O ideal para ir no Centro Histórico é de segunda a sexta, pois aos sábados as lojas fecham ao 12.00 e aos domingos estãotodas fechadas.

De qualquer maneira não tem como não se apaixonar pelo local, com as cores e com as escadas, parece mesmo que saiu de um filme- o único problema é o sol escaldante - e uma pessoa com um pouco de preguiça.





















Eu e os azulejos portugueses no Centro Histórico.

Uma cidade super pequena e que vale super a pena visitar é Alcântara. Fica perto de São Luís, há uma hora e meia de catamarã (preparem-se para o enjoo, porque balança muito). O passeio dura apenas metade do dia, por causa da maré. Fazer o passeio com uma agência é interessante, pois com um guia turístico é essencial para contar todos os fatos históricos da cidade.

Figueira em Alcântara

Eu e minha mãe na ruínas da Igreja matriz de São Matias

Barreirinhas é um passeio essencial! É uma cidade do interior, com poucos atrativos, mas a natureza em volta é de tirar o fôlego. Os lençóis maranhenses fica a uma hora da cidade, o caminho é cheio de buracos e muita areia, por isso fazer um passeio com 4x4 é fundamental. Prepare a bunda porque a caminhonete vai pular bastante.





O caminho até os lençóis é chato, principalmente se tiver comido antes, por isso coma coisas leves. Mas é um passeio maravilhoso, um dos lugares mais lindos que já vi. Onde foi filmado o Clone, é um destino obrigatório no Brasil. A água é doce e cristalina. Prepare as pernas!


tentando imitar a Jade




Como tudo que é bom dura pouco, tive que voltar. De voltas ás aulas e com muitas ideias para posts.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...