27.5.13

Timeline - Dries van Noten

Após horas separando as coleções - a hora de publicar esse post chegou, mesmo com a qualidade das imagens deixando a desejar - já que algumas imagens são de 2003 - a verdade é que o mais difícil é deixar de apreciar o trabalho do designer belga Dries Van Noten.

Com suas estampas e tecidos incríveis - sem contar com desfiles legendários - ele já completou mais de 50 desfiles em Paris - e completou em 2013 meio século de vida. Por isso essa homenagem mais que merecida, ao mais que brilhante Dries Van Noten.
Generoso, despretensioso e independente  são três adjetivos que se aplicam a Van Noten, qualidades que não passam despercebidas, além de sua estética única baseada em cores, estampas, das marcantes texturas e tecidos criados por Van Noten.
Seu estilo discreto e chique passa despercebido nas ruas da Antuérpia - e o anonimato prezado pelo estilista também explica porque não reside em Paris ou NY. Segundo Kaat Debo, curadora do museu de moda da Academia de Belas Artes da Antuérpia (Antwerp Royal Academy of Art) Van Noten é um dos poucos estilistas a terem um senso de estética e estillo, e se envolverem todas as etapas do processo criativo de sua marca.

Van Noten não é apenas um estilista conceitual, ele faz parte da  memória do laboratório vivo para esta pequena e significativa epifania: "o grupo  dos seis belgas" (conhecido como Antwerp Six, e junto com Martin Margiela, foi responsável por um dos maiores impactos na área dos últimos 30 anos. A combinação do talento dos jovens designers com a força de um bom programa educacional somado à participação governamental virou o jogo de forma incrível. Hoje, falar em Antuérpia é quase um sinônimo de moda e pressupõe experimentalismo e qualidade.   



Patrick Vangheluwe - presente desde o início da carreira de Noten - colabora com Dries Van Noten em seus mais diversos projetos, a maioria deles decididos com uma boa garrafa de vinho - que com certeza facilita as escolhas das estampas e texturas para as coleções. A marca não se tornou impessoal como tantas outras pois não existem acionistas e sócios: Van Noten e Vangheluwe seguem levando a empresa e fazendo um excelente trabalho - até porque a equipe é escolhida a dedo.








A obsessão de Van Noten por tecidos indianos, marroquinos e estampas exclusivamente desenhadas e/ou criadas para suas peças, unida a sua noção de estilo e comprimentos decentes, torna a maioria de suas criações peças únicas e atemporais com milhões de possibilidades de uso - tornando a moda o que ela deve ser - uma maneira de expressar sua personalidade de forma única e se divertir.




As criações de Van Noten demonstram o respeito que ele tem por mulheres, iniciado por sua primeira professora de moda "Madame Prigot" - obsessada com o estilo 'Chanel Chic' e que reflete em suas peças, e depois, sua grande amiga e mentora "Linda Loppa" - chefe da Antwerp Academy por duas décadas e mentora de gerações de designers belgas.
A  mistura entre tradicional e moderno, étnico e minimalista vem criando durante essa longa carreira uma consistência muito forte, que pode ser vista nas silhuetas e na elaboração e trabalho com tecidos e estampas. Nascido em uma família de costureiros (ou pessoas envolvidas com moda) o destino de Van Noten começou a se definir quando este fez 18 anos e decidiu se entregar ao design de roupas - para o nosso alívio  e deleite!





Para quem não tinha vontade de ser um dos "grandes atores do mundo da moda" Van Noten acabou se tornando um. Ele mostrou - e continua moostrando - que é possível fazer sucesso sendo fiel às suas idéias e independência.
Arte Morderna se tornou o princípio organizatório - a base-  para esse trabalho avant garde que Van Noten vem desenvolvendo. Com uma breve pausa em 2000, ele renovou idéias e deu uma repaginada em sua estética - dando uma renovada na alma de sua marca, o que Van Noten considerou decisivo em sua carreira.





Apesar de tentar fugir da pegada super comercial que muitas marcas investem para garantir olhares e merchandising, Van Noten tem criado um nome também em Hollywood, primeiro vestido a ganhadora do Oscar 2008 Cate Blanchett (gravidíssima na entrega do prêmio), Maggie Gyllenhaal (fã declarada do estilista) e Kate Hudson para a capa da Vogue. Até Michelle Obama se rendeu ao charme do estilista usando uma de suas criações em visitas oficiais a India.


Fica fácil entender como Van Noten criou seu nome e sua marca, e não é mais um entre uma multidão de estilistas. Não rouba idéias ou coleções, usa sua imaginação e suas raízes para inspirar o mundo com seus designers femininos e funcionais.





O mundo de Dries Van Noten não tem espaço para exageros e marmotices. Quem não gosta ou não entende suas criações não precisa sentir-se mal ao criticá-las. Elas podem ser tudo, menos entediantes. Criatividade o estilista belga tem de sobra, assim como os prêmios que vem conquistando.
Falar de Dries Van Noten não é fácil porque não é todo mundo que se identifica com seu estilo. O que fica claro em seu trabalho é seu talento com tecidos e com texturas, como já falamos e sua estética única que transforma suas roupas em mais do que apenas objetos usáveis.


Para conhecer mais do trabalho do estilista belga, clique aqui.


Para adquirir suas peças, você pode clicar aqui, aqui ou aqui.



Não esqueçam de dar uma olhadinha nos acessórios que estão maravilhosos! 

Boa segunda e boa semana pra todo mundo!
♥ 

photos_style.com, google.de, 

Um comentário:

sisis disse...

muito style! gostei demais!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...