19.3.13

trend report: casacos - inverno 2013



 
O final do verão e os primeiros dias de outono servem de inspiração para o inverno - e enquanto esperamos nosso inverno, nos contentamos com as coleções do inverno europeu 2013/2014 e nos deram mais uma vez a possibilidade de antecipar algumas tendências e idéias. Enquanto os termômetros não baixam, ficamos com os melhores looks das temporadas.
Esses são os meus favoritos, nada mais cool do que pegar um casaco bem clássico e adicionar um outro material ou textura nas mangas ou no corpo. Eu investi em um esse inverno. Yigal Azrouël trouxe esta belezura (direita) - lindíssimo! - não que os outros não sejam, não tem como não se apaixonar B&W - ou melhor, creme - de Paul & Joe e a mais que feliz escolha do tom de vermelho da equipe de Emilio de la Morena. As formas são simples e clássicas, o toque moderno se dá através da escolha de estampas e materiais inovadores. J. Crew como sempre trouxe sua versão do casaco bicolor. Até para quem tem problemas com estampas -como eu - a vontade bateu!
Essas duas fotos não estão coincidentemente no começo do post. Os casacos bicolores e as parkas (como é que definimos os casacos meio masculinos e mais sports vistos por aí?!) fazem parte da minha escolha pessoal para o inverno. Eu ainda estou a procura de algo a la Cheap Monday (esquerda), mas ainda não encontrei o dito cujo. A verdade é que apesar de parecer um pouco desleixado a principio, é quentinho e fica lindo, deixando um vestido ou algo mais formal instantaneamente informal. E nada mais cool que skinny jeans e um desses. Sou uma grande fã!
Sim, eu assumo, apesar da minha terapia de cores estar indo bem, eu continuo sendo adepta do visual todo preto. Nada contra cores, mas não tem nada mais chique que uma roupa totalmente preta. Além do mais, dá pra brincar no quesito acessórios e investir em peças mais ousadas que não investiríamos normalmente. Louis Vuitton reinventou o clássico e assim como a alemã Jil Sander, apostou na boa (ou melhor, excelente!) e velha alfaiataria. São clássicos que nunca vão sair de uso. Chalayan trouxe uma versão moderna com gola afunilada e tecido liso. AF Vandervorst trouxe um dos casacos mais legais, porque apesar de ser chique, a gola dá um toque moderno e o cinto de couro dá um contraste ao bordado mais delicado do tecido. Adorei!

O bom do preto é a versalidade. Todos esses looks, apesar da mesma cor, não tem muito em comum. O material acaba mudando totalmente os casacos, deixando-os mais apropriados para invernos mais rigorosos ou leves. Ums opção para cidades mais quentes é a proposta pela maison italiana Dolce & Gabbana, com tecidos mais leves e mangas mais curtas. Gucci e Giambattista Valli pensaram em invernos mais rigorosos e trouxeram versões mais quentes e apropriadas para temperaturas mais baixas.

E para as mulheres que assim como as minhas queridas Debora e Letícia gostam de cores e de animação total nas roupas, não faltou inspiração. Apesar do outono ser uma temporada marcada por cores mais escuras - e mais sóbrias - alguns estilistas investiram  em um inverno colorido. Prada trouxe a versão deluxe com mangas em pele e um couro com um tom incrível. Chloe e Bottega Veneta trabalharam a lã e trouxeram modelos clássicos em cores mais divertidas, a mesma forma usada por Paul Smith em seu color blocking para o inverno.
E para quem anda em terapia e ainda não conseguiu criar coragem para investir em peças mais coloridas, um bom começo são os propostos por Eudon Choi e Rachel Roy. A metade preta além de deixar o casaco mais sóbrio, torna-o mais fácil de combinar. A versão xadrez da Trussardi e a azul marinha de  Christopher Kayne também são opções mais discretas ao clássico preto. Um dos meus favoritos, o casaco off-white da Loewe. Como pequenos detalhes fazem toda a diferença!
E para as que ainda não conseguiram investir em um casaco mais longo, são muitas as opções de casacos mais curtos - e nem por isso menos estilosos. Dê uma olhada nas opções antes de decidir comprar um ou outro modelo.
ALC e Bally conseguiram me fazer gostar de casacos em tons marrons. Não que eu não gostasse antes, mas com um orçamento de estudante (leia-se: orçamento limitado) fica difícil ter um de cada tom. É sempre bom manter alguns clássicos em diferentes tons - como o casaco reto até o joelho bege que todo mundo deveria ter em casa - para poder ter opções que funcionem na hora da falta de inspiração.
Mas se o seu budget andar mais gordo que o meu, opções de casacos fantásticos não vão faltar! Zadig & Voltaire e Max Mara trouxeram listras em sentidos e estilos diferentes, assim como Mother of Pearl e Joseph, trouxeram peças que farão a diferença nos armários de suas donas.
DAY Birger et Mikkelsen apresentou um dos desfiles mais estilosos de inverno. O casaco de lã na foto acima(esquerda) foi um dos looks que por diferentes razões chamaram atenção. As modelos não estavam afetadas demais, os looks não estavam polidos demais. Todos bem pensados e práticos, perfeitos para quem tem várias coisas para fazer. Optando por investir em peças clássicas e bem cortadas podemos nos dar ao luxo de sair sem salto e continuar chique. Pense no casaco-blazer Emporio Armani com um vestido. Agora com jeans. Agora faça o mesmo com o Carolina Herrera. Os modelos, apesar de suas características diferentes, têm em comum o fato de que são bem cortados e servem de peça chave para um look. Resumindo: tendo um, você vai estar bem vestida.
E não pense que é uma questão de etiqueta. Dá pra mandar fazer um casaco sem gastar horrores. Guardar dinheiro apra investir em uma peça de qualidade superior ou em material para mandar um casaco com as suas medidas pode ser mais efetivo a longo prazo do que infinitas peças de qualidade inferior que não resistir mais que "um punhado" de estações. Enquanto a possibilidade de investir em obras de arte como as de David Koma não aparece, dá pra se virar com peças básicas ou com uma boa costureira.
Sempre simples, os looks mais bonitos são os mais simples. Os detalhes fazem a diferença. Seja o cachecol oversized como o da Bouchra Jarrar, um cinto de couro no look de AF Vandervorst, a camisa estampada de Julien David... tem que ter o quesito estilo próprio. A BLK DNM brincou com esse conceito, misturando com o casaco de alfaiataria extremamente clássico peças despojadas em jeans e um coturno. Funcionou.
Para quem gosta de cores claras e sabe usá-las sem derrubar comida... ou bebidas... J. Mendel e Narciso Rodriguez arrasaram!
 
E pra quem gosta dos pretinho básicos, mais algumas idéias para você começar a conceber o casaco perfeito na sua cabeça. Diesel Black Gold e Christophe Lemaine trouxeram versões mais clássicas, e KTZ e Barbara Bui se jogaram nas franjas!

Por hoje é só. Para quem leu até o final - e para quem não leu! - espero que tenha ficado claro que no final das contas, apesar das tendências e das cores do momento, os clássicos nunca saem de moda e você vai ter sempre o que usar. Casacos coloridos deixam qualquer roupa mais divertida e servem de antidepressivo no inverno - para quem consegue usá-los.  Curto ou longo, liso ou estampado... escolha o modelo que mais te agrada e se jogue no inverno!
 
Boa semana!
 
 
 
 
photos_style.com
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...