26.11.12

Elsa Schiaparelli!





Estou fazendo um trabalho para História da Arte e o meu tema é o SURREALISMO. Durante as pesquisas sobre a aplicabilidade do surrealismo descobri Elsa Schiaparelli, uma das maiores estilistas de moda italiana durante a Belle Époque.



Elsa nasceu em 10 de setembro de 1890 em Roma e cresceu cercada de pessoas cultas, como seu pai que era professor de literatura árabe, seus tios astrônomos e arqueólogos. Descendente da família Medici, por parte de mãe, Elsa Schiaparelli não teria como escapar do seu futuro glorioso.


Após ter publicado Arethusa, um livro de poesia sensual, é mandada por sua família para um convento na Suíça. Mas volta para casa após uma greve de fome. Em 1913, Elsa vai para Londres, mas antes faz uma parada rápida em Paris, onde é convidada para uma baile e revela sua personalidade aparecendo com um vestido concebido por ela sustentado apenas com pinos!


Elsa se casa com Count William, onde o conheceu em uma palestra em Londres, e logo se mudam para Nova York. Em NY nasce Gogo, primeira e única filha do casal. Logo depois os dois se separam, o pai de Elsa morre na Itália e sua filha fica se encontra com poliomielite. Elsa se sente sozinha, mas logo encontra um grupo que é de se deixar envolver como Edward Steichen, Alfred Stieglitz e Marcel Duchamp. Todos protagonistas do Dadaísmo e amigos que participaram da criação de suas peças. Dali também teve grande influência em suas peças!


Se mudou para Paris por causa da doença de sua filha. Durante o dia trabalhava em um antiquário e á noite frequentava o trend restaurante Boeuf sur le Toit, onde todos os parisiense intelectuais se encontravam, começando pelo grupo Dada.


                                                                                  Reopening da maison Schiaparelli
E assim começou a idéia criativa de Elsa Schiaparelli. Fugindo de tudo o que existia na época. Seu lema era elegância desportiva e a sua musa, jogadora de tênis, Suzanne Lenglen.


Em sua primeira coleção sinais surrealista já começaram a aparecer. Pullovers com gravatas de homens, jogos de tabuleiro e a malha ganha tatuagens de corações perfurados ou frases. Desde então, as peças de Elsa Schiaparelli vão se tornando mais ousadas, como chapéu em formato de sapato, bolsa em formato de telefone, blazers com os zodiácos e o universo, mas sempre com muito glamour.





Elsa Schiaparelli's "12 Commandments for Women"
1. Since most women do not know themselves, they should try to do so.
2. A woman who buys an expensive dress and changes it, often with disastrous result, is extravagant and foolish.
3. Most women (and men) are colour-blind. They should ask for suggestions.
4. Remember, 20 percent of women have inferiority complexes, 70 percent have illusions.
5. Ninety percent are afraid of being conspicuous, and of what people will say. So they buy a gray suit. They should dare to be different.
6. Women should listen and ask for competent criticism and advice.
7. They should choose their clothes alone or in the company of a man.
8. They should never shop with another woman, who sometimes consciously, and often unconsciously, is apt to be jealous.
9. She should buy little and only of the best or the cheapest.
10. Never fit a dress to the body, but train the body to fit the dress.
11. A woman should buy mostly in one place where she is known and respected, and not rush around trying every new fad.
12. And she should pay her bills.

Gostou? Deixe seu comentário!


Inez M!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...