28.8.12

breton stripes - as listras que nunca saem de moda!


Apesar de tudo ter começado com a bandeira da Bretanha,  a popularidade da clássica breton striped t-shirt ficou por conta de fashionistas como Coco Chanel, Brigitte Bardott, Audrey Hepburn e mais uma lista de figurinhas carimbadas da Hollywood dos anos 60. Originalmente com 21 listras, uma para cada vitória do conhecido Napoleão Bonaparte, também acreditava-se que as listras ajudariam a encontrar os marinheiros em alto-mar. E assim começa a história por trás desse clássico, introduzida em 1858 como uniforme da Marinha Francesa.Quer saber mais?!
French Sailors in breton stripes, Picasso and Coco Chanel


Audrey Hepburn
Se até Picasso usava, por que Audrey Hepburn não usaria?! A "breton striped tee" virou um ícone. Não apenas de uma geração como  a Lady Gaga ou o Justin Bieber (que eu me recuso a ver ou a ouvir!), a camiseta está aí por séculos, e vem sido usada em filmes do Godard, pela stylíssima Jean Seberg e por artistas como o Andy Warhol. Esquecendo toda a polêmica por trás de nomes como o da socialista wannabe atriz e primeira it girl de todos os tempos, a incrívelmente bem vestida Edie Sedgwick, alguma coisa tem que ter por trás dessa peça de roupa que insiste em não sair do nosso guarda-roupa.
Jean Seberg and Edie Sedgwick
Se as divas de verdade usavam, por que você não usaria? Não que eu esteja dizendo que modismos estejam aí para serem copiados, e muito menos que tudo o que as estrelas usam deva ser copiado, mas uma peça foi usada com muito estilo pela então Srta. Bardot e por Sofia Loren, por que não dar uma chance e tentar usar algo clássico e que fica bom com tantas coisas?
Brigitte Bardot and Sofia Loren
Vamos dar um tempo das divas dos tempos em que Hollywood produzia filmes mais interessantes que o besteirol produzido nos últimos anos, e vamos ao que interessa: os milhões de jeitos de usar a sua breton t-shirt! Mais uma vez eu me pego em casa, pensando em maneiras de usar uma peça que não tem segredo e que faz toda a diferença no guarda-roupa das mulheres modernas, sem tempo para muitas produções e cansadas de perder tempo em frente ao espelho, sem conseguir decidir o que vestir.
how to wear breton striped tees
Vamos esquecer das regras e das tendências da última temporada, aqui o negócio não é muito avantgarde, ou pelo menos não mais. A parte mais legal dos curingas como o camel coat, a camisa branca ou uma breton t-shirt é que podem ser usados com tudo. De calça jeans a uma saia mais elaborada, ela combina com tudo! (Talvez essa seja a razão pela qual eu sou uma grande fã, não tem muito segredo!) Se quiser fazer um estilo francesinha perdida no (pseudo) inverno brasileiro, escolha um trench coat. Longo ou curto, com uma calça preta ou mesmo um jeans, a combinação vai render elogios de muitas pessoas que normalmente nem notariam o seu armário básico e considerado por muitos entediante.
Sofia Coppola (R) keeps it simple for fall while this other lady and Alexa Chung(R) show how to wear it for Winter
Mesmo sendo listrada, ela pode ser facilmente combinada com uma echarpe ou com um lenço estampado que você goste muito, dando um toque pessoal e mais moderno pra sua camiseta listrada. Se quiser manter o estilo das divas da década de 60, opte apenas por uma calça preta -ou jeans - muito bem cortada e os seus óculos escuros a la Jackie Kennedy que eu prometo que no final tudo vai dar certo! E se quiser sair um pouco do super clássico e ir apenas para o clássico, invita em um vestido listrado... fica lindo e é uma ótima opção para dias mais tranqüilos - sem perder o estilo.
 As vezes uma camiseta listrada faz toda a diferença, e escolhendo os acessórios certos, não vão faltar elogios. Com todo o ar condicionado usado em escritórios, a camiseta listrada a la breton fica ainda mais chique quando combinada com um blazer preto... - se você não for tão básica como eu, pode escolher outra cor e investir em um colar XXL ou em uma bolsa mais bacana.
Kirsten Dunst and Ashley Olsen - the classic long sleeved breton tee
As bloggers do Sea of Shoes e do Glamourai mostram como é possível usar um clássico e ficar super moderna. É como sempre, uma questão de investir nos acessórios certos, que têm o poder de deixar uma peça clássica ultra up to date.
The bloggers behind "Sea of Shoes" and "The Glamourai"
 Aqui dá  pra ter uma idéia de como fica legal complementar a camiseta listrada com um lenço estampado... eu particularmente acho que fica fantástico!

E se não quiser errar mesmo, faça como a nova geração de it girls e atrizes de Hollywood, que preferem vestir os básicos, e arrasar com uma bolsa ou acessório de peso, seja uma bolsa, um chapeu ou qualquer outro acessório super exclusivo, que torna qualquer roupa exclusiva e style... (quer dizer, quase qualquer roupa, porque não tem Chanel que deixa a Paris Hilton bem vestida!)
Mandy Moore, Miranda Kerr, Diane Kruger, Rachel Bilson
Camiseta listrada+jeans+blazer (ou sem blazer mesmo, para os dias mais frios)
Além de extremamente confortável, essa escolha deixa qualquer mulher bem vestida, é só lembrar que o jeans tem que ser confortável, e que a idéia não é parecer uma piriguete da novela das 8. Piriguetismo não deixa ninguém bem vestida, e só atrai mals olhares.. ou melhor dizendo, os olhares errados. Invista no clássico e fique chique, mesmo que opte por um acessório mais cool, como o da Dree Hemingway.(Você encontra óculos parecidos a um preço bem bacana no Pedro Shop, que além de entregar no mundo inteiro ainda tem preços acessíveis!)
Alexa Chung, Whitney Port and Dree Hemingway
Quer ousar?! Com uma camiseta clássica dessas o bom e velho short jeans - ou como diz a Lari Cunegundes do saladadepaete, as famosas hot pants - caem muito bem! É uma ótima opção pra quem tem pernas bonitas  (como a Emma Stone e a propria Lari) e quer usar a peça sem ficar vulgar. Eu que não tenho pernas pra isso, fico com o bom e velho shortinho jeans, folgadinho e sem marcar as gordurinhas, assim como a Elizabeth Olsen, na foto da direita.
Emma Stone, Chlöe Sevigny and Elizabeth Olsen 

More breton tees on the strees - Ashley Olsen and Drew Barrymore
A verdade é que não existem regras, a camiseta listrada fica ótima com saias longas, ou com o bom e velho skinny jeans combinado com uma sapatilha. Eu sou adepta do look skinny+sapatilhas, que é confortável e fica ótimo para o dia a dia, sem contar que com o blazer, pode ser usado noite a dentro!
Katheirne Heigl (L) and Kirsten Dunst (R) - breton striped tees with skinny jeans
E pra quem gosta de saia, vamos terminar com as escolhas da Sienna Miller, Taylor Swift e Olivia Palermo, que combinaram de maneira simples e muito eficiente suas breton t-shirts com saias de diferentes cores.. porque escolher um acessório básico para a parte de cima tem as suas conveniências: você pode usar o que quiser na parte de baixo que vai continuar arrasando. Seja um saltinho mais alto ou uma sapatilha, tudo depende de como você se sente bem e gosta.
Sienna Miller (L),Taylor Swift (M), Olivia Palermo (R) -  breton  tops with skirts

 Espero que tenham gostado!



sources_tumblr, vogue.de, pinterest, google, posh, style.com

2 comentários:

Larissa Cunegundes disse...


adorei essa dica da lojinha pedro shop, tem uns óculos escandâlooooooooooo!! adoreii!!
Brigada novamente Paula
beajooo

Rachel, Cold Knees disse...

Breton stripes are great, they always look chic! xx

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...